Pode parecer que viajar é sinônimo de “enfiar o pé na jaca” quando se trata de se manter saudável. Mas não precisa ser assim, aqueles dias suados na academia e todas as refeições saudáveis não precisam ser perdidos só porque estamos em outra cidade ou outro país.
Para algumas pessoas viajar é sinônimo de ganhar alguns quilinhos, mas isso não é uma regra, mesmo que a gastronomia local seja a mais deliciosa que você já provou. Viajar também significa que você provavelmente vai ficar longe da academia, do pilates, da zumba e da hidroginástica. Mas é possível aproveitar a comida local mesmo sem ter que se matar nos exercícios, você só precisa ser criativo.
O segredo para se manter saudável enquanto viaja é se lembrar dos básicos e incorporar exercícios nas suas atividades diárias.
Veja dicas de como continuar saudável mesmo viajando, sem neuras e aproveitando ao máximo cada destino!
Aviso: as dicas abaixo fazem parte da rotina de viagens da equipe do PONTO55. Consultamos médicos, educadores físicos e nutricionistas para confirmar se estamos fazendo certo, mas não somos especializados em saúde e medicina.
1. Comece o dia com um bom café da manhã
Nossas mães tinham razão: o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Aproveite o café da manhã para carregar a energia. Além disso, geralmente essa é a refeição mais barata do dia. Tente incluir proteínas, carboidratos, açúcares e fibras. Algumas dicas? Ovos, frutas, iogurt e cereais.
2. Beba muita água o dia inteiro
Beber água traz inúmeros benefícios para a saúde além de manter o corpo hidratado. Garrafinhas de água mineral geralmente são baratas e, em alguns destinos, é possível beber água até da torneira. O importante é planejar e nunca esquecer de carregar uma garrafinha.
3. Chá, a sua nova bebida preferida
Diversos chás diferentes trazem diversos benefícios diferentes para o seu corpo. Beber chá também aumenta a energia e melhora o sistema imunológico, duas coisas muito importantes para viajantes. O chá também é associado com a perda de peso, embora não encontramos estudos que comprovem a teoria. Mas, com certeza, algumas ervas ajudam a regular o sistema digestivo.
4. Mate a fome fora de hora com granolas ou barras de cereais
Ter barrinhas de cereais e granolas dentro da mochila é um ótimo jeito de matar a fome entre refeições de uma forma saudável, sem atacar chocolates em uma loja de conveniência. Só não esqueça de olhar as informações nutricionais para garantir que a marca é realmente saudável.
5. Vá mais ao mercado e menos a restaurantes
Além de ser um jeito divertido de conhecer mais a cultura e os hábitos alimentares locais, fazer compras no supermercado te ajuda a economizar dinheiro e a manter uma dieta mais saudável. Você pode comprar ingredientes que já está acostumado e assim sabe exatamente como cada refeição foi preparada.
6. Não escolha a comida com os olhos
A fome traz uma vontade louca de pedir mais comida do que estamos acostumados. Lembre-se que não importa o quão alto o seu estômago está roncando, você não vai conseguir comer tudo o que tem vontade de pedir, e se conseguir, é melhor se não comer. Tenha consciência da quantidade de comida que você está pedindo e se ficar cheio, não desperdice, peça para levar para casa (ou hotel).
7. Saiba o que você está comendo
Aquela comidinha da rua asiática cheia de legumes que você pensa ser super saudável, pode não se tanto assim. Uma ótima ideia é dar uma pesquisada nas comidas locais mais populares antes de pedir.
8. Faça pelo menos uma refeição vegetariana por dia
Não queremos convencer ninguém a ser vegetariano. Mas carnes levam mais tempo para serem digeridas, então uma refeição vegetariana por dia pode te dar mais energia para as suas atividades.
Lembrando que refeições vegetarianas não são apenas saladas. Hoje em dia é fácil encontrar pratos com arroz, massas e vegetais que são deliciosos.
9. Beba vinho e não cerveja
O vinho tinto faz bem a saúde, isso é cientificamente comprovado. O que é comprovado por nós mesmos é que geralmente as pessoas bebem uma quantidade maior de cerveja do que de vinho. Então é melhor ficar no vinho e beber menos álcool.
10. Tente dormir bem
Apesar de ser mais difícil dormir bem em hotéis ou quartos estranhos do que em casa, dormir bem e por pelo menos 7 horas te dá mais energia e ajuda na queima de calorias.
11. Ande o máximo possível
Dá próxima vez que pensar em alugar um carro ou pedir um Uber, de olhada no mapa para ver se não é possível conhecer o destino caminhando. Além de te deixar mais perto da cidade, te ajuda a continuar ativo e fazer exercícios enquanto viaja. Caminhadas também te levam para lugares incríveis como aquela cachoeira no meio da floresta.
12. Alugue uma bicicleta
Não dá pra ir andando? Pesquise se é possível alugar uma bicicleta. Você gasta pouco, passeia, se diverte e faz exercícios.
13. Abuse dos esportes
Aquela praia da Indonésia pode ser ótima para deitar no sol e relaxar, mas que tal ver a paisagem da água enquanto rema em um stand up paddle? Além de ver o destino com outra perspectiva, esportes te ajudam a queimar calorias e são muito divertidos. Algumas ideias? Caiaque, escalada e stand up são ótimos para iniciantes.
14. Curta cada momento
Ser saudável é se manter ativo. E não precisa ser ativo só enquanto foca no exercício, então aproveite para nadar com peixes coloridos ou dançar muito em uma festa á noite.
Leia também: Como viajar de forma sustentável?