Estávamos subindo de carro pelo litoral de São Paulo, indo de praia em praia e explorando cada pedaço de areia. O próximo objetivo seria uma praia pouco conhecida que tínhamos ouvido falar: Calhetas.
É possível avistar Calhetas da rodovia Rio-Santos, entre Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande, no km 144. Mas quando vimos da estrada um pedaço de terra entrando no mar achamos que fosse uma ilha. Levou três retornos para acharmos a entrada do paraíso.
Para chegar à praia é preciso ir andando de uma das praias vizinhas ou estacionar na beira da estrada, pois não existe estacionamento perto. Atravessamos a estrada e avistamos uma placa “Sítio Calhetas, propriedade particular. Acesso permitido somente a pedestres.“
O portão é de um condomínio de casas de luxo, mas como a praia é pública, o acesso é permitido a pé. São cerca de 10 minutos descendo por um caminho de asfalto rodeado por flores e árvores nativas.
No fim da trilha, a recompensa. Quando chegamos na areia percebemos que tínhamos acabado de conhecer a nossa praia preferida do litoral de São Paulo.
Bem-vindos a Calhetas
Quase deserta, sem barracas de comida, banheiros ou vendedores de sorvete, Calhetas se apresentou como um pedaço de natureza quase intocado e inexplicavelmente bonito. E foi amor à primeira vista.
Calhetas é formada por um morro e duas praias. Do lado esquerdo, a areia encontra uma faixa de pedras muito convidativas para quem quer deitar e relaxar. Do lado direito, uma prainha com piscina natural e águas cristalinas.
Entre as duas praias está o morro que avistamos da estrada (e pensamos que era uma ilha). Subindo a trilha pelo morro passamos por muito coqueiros e tivemos mais uma surpresa no final: uma vista panorâmica da ilha de Toque Toque Grande e da Serra do Mar. Como se precisasse de mais alguma coisa pra gente se apaixonar.
Nesse dia descobrimos que existem mais de 180 praias no litoral de São Paulo. Em breve mostraremos mais alguns paraísos aqui no PONTO55. Caso tenha dúvidas, sugestões de roteiros ou tenha uma praia preferida, escreva pra gente nos comentários abaixo!
Leia também: Uma cidade brasileira com mais de 70 cachoeiras