A melhor forma de conhecer as principais cidades do mundo é explorando o sistema público de transportes e Paris não é diferente. São 16 linhas de metrô dentro da cidade e mais cinco linhas de um outro transporte público chamado RER que liga os arredores de Paris. O sistema de metrô de Paris é organizado e fácil de usar e leva o viajante para as principais atrações turísticas.
Comprando bilhetes
O jeito mais fácil e rápido é comprar ingressos individuais que podem ser adquiridos por unidade ou em pacotes de 10.
O sistema de metrô é dividido por zonas e dependendo da zona o bilhete tem um valor e tipo diferente.
O Ticket t+ pode ser usado para um único trajeto e você pode fazer quantas conexões desejar sem ultrapassar a zona 2, os contornos da cidade.
O Origine-destination é usado quando a estação é acessível pelo RER e está localizada na zona três. Esse bilhete pode ser usado para conexões entre o metrô e o RER e cada trajeto tem um valor diferente, portanto é preciso indicar o destino na compra do bilhete.
O Accès aèroport pode ser usado exclusivamente para os aeroportos de Orly ou Charles de Gaulle.
Planejando o trajeto
Observe o mapa do metrô de Paris. Cada linha de tem uma cor e um número. Encontre a estação mais próxima de você e onde deseja ir. Preste atenção na cor e no número da linha, além do nome da última estação na direção em que você está indo. Você encontrará sua plataforma sabendo o nome da última estação onde seu trem está indo.
Se você precisa transferir, procure os círculos brancos onde as linhas do trem se cruzam. Você precisará saber qual é a direção do seu primeiro trem, além da direção em que o seu segundo trem está indo para que possa encontrar os sinais de transferência na estação.
Cuidado com as multas
Carregue o seu bilhete com você o tempo todo. Funcionários do metrô ficam em algumas plataformas e estações verificando se cada passageiro está com um bilhete válido. Caso você não tenha o bilhete ou esteja em uma zona diferente da que seu bilhete permite estará sujeito a multas altas.
Por exemplo: se for até o Palácio de Versalhes com um bilhete que serve apenas para a Zona 2, será multado.
Outra dica é prestar atenção em bilhetes usados e novos para não confundir e correr o risco de levar uma multa.
Curiosidade: em alguns carros do metrô as portas não abrem automaticamente, então é preciso abrir um tipo de maçaneta para abrir a porta na estação.
Leia também: Vídeo: descobrindo e redescobrindo Paris