Bem-vindos a Nova York, a cidade com mais pontos turísticos por metro quadrado no planeta e um dos destinos mais complicados de se montar um roteiro. Por que? Porque Nova York tem muita coisa e porque todo mundo que tenta ajudar com dicas fala um roteiro diferente.
O PONTO55 é apaixonado pela cidade e também pode ajudar com itinerários para quem visita pela primeira vez, para quem quer novidades, para quem gosta de explorar a gastronomia, para quem vai no verão, no inverno… enfim, a gente gosta mesmo de Nova York.
Mas para ajudar de verdade os nossos leitores, decidimos não só dar algumas dicas mas ensinar como nós organizamos as nossas viagens nova-iorquinas para você mesmo montar o seu roteiro perfeito.
Como montar o roteiro perfeito para conhecer Nova York?
1. Papel e caneta
O primeiro passo é anotar tudo aquilo que tem vontade de ver ou já ouviu falar: Empire State, Chelsea Market, Soho, show da Broadway, jogo de baseball e assim vai… E então decidir o que você realmente quer conhecer.
2. Google Maps nosso melhor amigo
Depois de decidir os principais pontos que quer visitar é hora de procurar todos eles no mapa. O Google tem um serviço que chama MyMaps, nele você consegue buscar vários pontos ao mesmo tempo sem ter que fazer rota entre eles (como o Google Maps faz).
3. Aproveitando o tempo ao máximo
Independente de quanto tempo você tem na cidade, ele nunca é suficiente em Nova York. Então sempre que possível aproveitamos ao máximo cada hora do dia. Isso quer dizer: evitar idas e vindas desnecessárias de metrô e não ter que passar todos os dias pelo mesmo lugar para ver algo diferente.
O melhor jeito de organizar um roteiro em NYC é por regiões da cidade. Você não precisa ir no mesmo dia no High Line Park, no Top of the Rock e na Brooklyn Bridge e no dia seguinte ir novamente para o sul para ver o Museu do 11 de setembro. Organizando cada local por área você perde menos tempo se deslocando e conhece melhor a cidade.
Outro exemplo: o Top of The Rock, a Times Square e a Grand Central ficam bem pertinho uma da outra, então vale a pena separar um dia para visitar todos eles e ainda dar um pulo na Quinta Avenida.
4. Explorando primeiro na internet
Depois de dividir essas regiões é hora de procurar os bairros na internet para olhar o que mais tem ali perto de interessante. Uma boa ideia é procurar os restaurantes mais legais de cada bairro para não se deslocar muito também na hora de comer.
5. Cada coisa em um dia
O último passo é ver quantos dias você tem disponíveis e encaixar um mini-roteiro de região por dia. Nessa hora é muito importante prestar atenção nas atrações que tem horário de funcionamento ou cobram entrada. Por exemplo, toda sexta-feira a entrada do MoMA é de graça das 16 às 20 horas. Então por que não separar a sexta-feira para ver a St. Patrick’s Cathedral, o hotel Plaza (aquele do Esqueceram de mim), dar aquele pulo na Apple Store e terminar a tarde explorando o museu mais legal de Nova York?
Leia também: O que fazer de graça em Nova York