A ilha de Java, na Indonésia, não recebe o grande número de turistas que a vizinha Bali e é pouco conhecida pelos brasileiros. Mas a maior das ilhas do país é casa de algumas das atrações mais incríveis do sudeste asiático como o templo Borobudur e centenas de vulcões, como o Ijen, conhecido pela lava azul. Além disso, a ilha tem importância histórica e cultural gigantescas e é onde fica a capital Jacarta.
O segredo para viajar pela ilha de Java é não ter pressa. Uma semana é tempo suficiente para conhecer as principais atrações da ilha, mas é preciso entender que com menos infraestrutura turística e grandes distâncias, viajar por Java é apreciar a jornada e não apenas o destino.
Veja nossa dica de roteiro para conhecer uma Indonésia surpreendente.
É bem provável que a sua viagem irá começar na capital Jacarta e seguir rumo a Bali. Caso decida começar sua viagem pela ilha de Bali é só fazer o roteiro ao contrário.
Tente não entrar em pânico quando chegar na cidade. Jacarta é uma cidade grande com problemas de cidade grande e poucas atrações turísticas. Mas ao invés de sair correndo, aproveite uns dois dias para ajustar o fuso horário, conhecer a maior mesquita do sudeste asiático e ter uma introdução a gastronomia da Indonésia.
Nos dias que estiver pela cidade aproveite para ir até a estação de trem e comprar sua passagem de saída para começar a aventura rumo a Yogyakarta. Veja todos os detalhes da viagem de trem aqui.
Yogyakarta é uma cidade mais turística que Jacarta, com hotéis de luxo e restaurantes ocidentais. Mas, apesar dos museus e outras atrações, o tesouro de Yogyakarta fica a alguns quilômetros da cidade. A cidade é base para visitar famoso templo Borobudur e os também impressionantes templos de Prambanam. Reserve pelo menos um dia inteiro para cada um desses locais. Mais detalhes sobre os templos aqui.
O próximo destino é o Monte Bromo, um vulcão ativo que forma um dos cenários mais bonitos da região. Os viajantes que visitam o Monte Bromo podem ficar hospedados em três cidades: Malang, Surabaya ou Probolinggo.
Para finalizar a aventura por Java viaje até Banyuwangi para uma das experiências mais desafiadoras (que exige mais esforço físico) e únicas da viagem: conhecer o vulcão Ijen com lava azul. O passeio inclui subir até a cratera do vulcão Ijen e conhecer também o maior lago ácido do mundo.
Após todo o esforço é hora de descansar e pegar a balsa até Bali. Depois disso, é só curtir o paraíso.
Como se locomover
Viajar de trem por Java é possível. Mas, apesar de ser uma das áreas mais povoadas do país, a infraestrutura pode ser um pouco deficiente e a viagem é lenta. A rede ferroviária da Java é bastante confortável, eficiente e acessível. Os ônibus, nem tanto. Como não existe linha de trem até as cidades base para conhecer o Monte Bromo e o vulcão Ijen, a dica é fazer o caminho de carro. Veja mais detalhes aqui.
Quando ir
A estação chuvosa de Java vai do fim de outubro até o fim de fevereiro. Durante esse período, é possível viajar pelas estradas, mas existe a possibilidade de deslizamentos de terra que podem interromper o cronograma. Se você tiver algum voo marcado reserve um tempo de folga para evitar maiores problemas. Chuvas fortes também podem causar atrasos na rede ferroviária. Para escalar os vulcões e fazer os passeios leve roupas de frio, mesmo na estação seca.
Leia também: De trem pela ilha de Java na Indonésia: de Jacarta para Yogyakarta